Ana Beatriz
5 min

O ano de 2020 foi intenso para todo mundo. No WSpot, não poderia ser diferente: mudamos e aprendemos muito. Por isso, estamos MUITO felizes em anunciar que tem funcionalidade nova saindo do forno! Agora, você pode realizar disparos de SMS Marketing pelo WSpot ❤︎

A ideia e necessidade surgiu pois, sendo o WSpot um sistema de gestão WiFi, a captação dos dados dos visitantes da rede é parte intrínseca do processo. O captive portal possui um formulário de cadastro cujos campos podem ser personalizados e todas essas informações ficam armazenadas no software.

Ou seja: com o WSpot, você tem dados valiosos dos seus clientes nas suas mãos. Não utilizá-los na sua estratégia de comunicação e marketing é PERDER uma excelente oportunidade de melhorar os seus resultados.

SMS Marketing no WSpot

Por que utilizar SMS Marketing na minha estratégia?

Eu poderia te mostrar diversos benefícios práticos de campanhas de SMS Marketing, como o baixo custo e alto ROI (retorno sobre investimento). Entretanto, dados dizem mais do que palavras… Dá uma olhada:

  • 98% é a taxa de abertura do SMS contra 20% do e-mail marketing;
  • 3 minutos é o tempo entre a chegada do SMS e a abertura da mensagem pelo cliente;
  • 45% é o percentual médio de taxa de respostas do SMS Dados (Fonte: Lahar)

Ou seja: além de ser uma forma de se comunicar extremamente assertiva, o SMS Marketing, quando utilizado dentro de uma estratégia, é capaz de gerar resultados materiais incríveis.

Quando utilizar SMS Marketing na minha estratégia?

O SMS Marketing é um canal de comunicação que pode ser utilizado com diferentes finalidades. As principais são:

SMS MARKETING DE REFORÇO DE MARCA

Sendo um excelente canal para branding, o SMS pode ser utilizado para relembrar seus clientes da sua marca.

Exemplo: “O time de Sucesso do Cliente do WSpot está à sua disposição nesse momento de pandemia! Entre em contato pelo nosso site.”

SMS COM PESQUISA DE SATISFAÇÃO

O SMS enviado pode também ser o pedido de resposta em uma pesquisa de satisfação. Afinal, os contatos impactados pela campanha são de visitantes que presencialmente acessaram sua rede WiFi e podem ter opiniões valiosas a compartilhar.

Exemplo: “De 1 a 10, como você avalia a sua experiência com o WSpot? Responda: http://pesquisa.wspot.com.br

SMS PROMOCIONAL

É uma campanha mais direta, cujo objetivo é divulgar novos produtos, serviços, promoções e ofertas. 

Exemplo: “Fechando a anuidade do WSpot até o final do mês, você ganha 15% de desconto! Agende um bate-papo aqui: https://conteudo.wspot.com.br/hotspots

Um dos nossos clientes, que já está utilizando a funcionalidade em sua estratégia, decidiu realizar um disparo para toda sua base de contatos avisando sobre o delivery de seu restaurante. Dá uma olhada no relato dele! 

“Sobre a ação, achei positiva. Houve um aumento nas vendas e percebi que alguns clientes habituais que vinham para almoçar no local (antes da pandemia), estiveram no restaurante para retirada de refeição logo após a ação. Muitos pensavam que estávamos fechados.”

Por que o envio de SMS Marketing pelo WSpot é muito efetivo?

Comprar listas de telefone, além de possuir baixa assertividade, é uma prática ilegal pelas diretrizes da nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ou seja: o trabalho de obter o contato dos clientes que você quer impactar deve ser transparente e baseado no relacionamento. 

→ Ler mais: Como conseguir o contato dos meus clientes no ponto de venda? 

Com o WSpot, não há compra de listas ou números aleatórios. As pessoas que serão impactadas pelas suas campanhas de SMS Marketing são somente aquelas que já estiveram presencialmente no seu estabelecimento.

Vale frisar que é essencial que o seu formulário de cadastro possua o campo “telefone”. No mais, o termo de aceite opt-in que consta no portal captivo do software garante a transparência com os seus visitantes e a conformidade com a LGPD para a sua empresa.

Dica: Crie uma comunicação de ponta a ponta, integrando o mundo online e offline. O visitante que esteve no seu local fisicamente e for impactado por uma campanha de SMS está ainda mais propenso ao seu apelo!

Como funciona o envio de SMS Marketing pelo WSpot?

O envio pelo WSpot funciona assim:

  • Você seleciona os visitantes para quem deseja enviar a mensagem;
  • O software verifica se você tem saldo de SMS disponível para o envio;
  • Você escreve o conteúdo que deseja compartilhar e insere um link ou número de WhatsApp;
  • E pronto! Envio feito e um gás na sua estratégia de comunicação e marketing!

Parece simples porque realmente é.

A Ana, do nosso time de Marketing, gravou um vídeo te mostrando de ponta a ponta todo o processo. Aperte o play!

Além disso, você pode segmentar os seus envios baseando-se em:

  • Código de área (Exemplo: somente números cujo código é 019);
  • Datas de cadastro (Exemplo: de 01/09/20 a 15/09/20);
  • Grupo de visitantes (Exemplo: funcionários da minha rede).

ATENÇÃO: A funcionalidade de SMS Marketing só funciona para visitantes que possuem número de celular cadastrado. Caso você não tenha esse campo no seu formulário, saiba como atualizar seus campos customizados.

Quer saber mais?

O WSpot faz o que precisa ser feito de ponta a ponta. WiFi funcionando perfeitamente, total segurança perante o Marco Civil e LGPD e dados captados e sendo utilizados na sua estratégia. Segurança, comodidade e resultados nos seus negócios.

Faz sentido para você? Agende um bate-papo com nossos especialistas 🙂

Sobre o autor:
Ana Beatriz – Analista de Marketing
Entusiasta do marketing de conteúdo e apaixonada por pessoas.
• Linkedin