Sérgio Costa
6 min

Criar uma rede WiFI de alta performance pode ser desafiador. Primeiramente, é importante descobrir quais são os principais objetivos dos usuários com a rede e conhecer as características físicas do local em questão. Esses são pontos primordiais para o desenho correto e sem interferências do WiFi – e é neste sentido que a etapa do site survey revela-se indispensável.

Antes de mais nada, vale destacar que, por alta performance, entende-se uma rede WiFi que atende as expectativa dos usuários de forma excelente, suprindo suas necessidades e otimizando sua experiência. Em outras palavras: autenticação rápida, conexão fluida, utilização eficiente.

O que é site survey?

Em síntese, não existe fórmula mágica ou receita infalível para se montar uma rede WiFi. Isso porque cada rede vai demandar um dimensionamento específico. Assim, identificar essas necessidades e particularidades é a maior missão do site survey.

Site survey e o dimensionamento da rede WiFi

O site survey nada mais é do que um levantamento completo das características do ambiente no qual busca-se implementar a rede WiFi. Ou seja, é esse o estudo principal que será responsável por balizar o processo anterior e posterior ao da instalação e configuração dos pontos de acessos (APs).

Por que o site survey é importante?

A etapa de site survey é responsável por:

  • Adequar sua rede à topologia do ambiente, evitando barreiras e obstáculos que poderiam causar áreas de sombras (sem WiFi); 
  • Antever possíveis fontes de interferência ao sinal, como barreiras físicas;
  • Escolher o melhor posicionamento dos equipamentos;
  • Balancear os equipamentos de forma otimizada;
  • Analisar as melhores alternativas para expandir a rede no futuro.

O processo de site survey geralmente envolve uma visita ao local para testar a interferência de radiofrequência e para identificar os melhores locais de instalação dos APs. Além disso, a análise das plantas baixas do prédio, com detalhada inspeção das instalações, é muito bem-vinda.

Também são extremamente recomendadas entrevistas com a gerência de TI e os usuários finais da rede sem fio. Isso porque essa fase tem como objetivo determinar os parâmetros que a rede sem fio devem seguir, descobrindo em detalhes a demanda de utilização do seu cliente. 

  • Quais as aplicações que vão rodar sobre aquela rede WiFI? Navegação, e-mail, voz ou um sistema complexo, como SAP?
  • Qual é a necessidade de resposta e o tempo de latência esperado?
  • Os usuários ficarão limitados à utilização de redes sociais e serviços simples de streaming?
  • Há necessidade de uma estrutura que suporte voz sobre WiFi (não aplicativos de videoconferência, mas ramais com protocolos de SIP)?
  • Existem informações confidenciais transitando por aquela rede WiFI?
  • Existem medidas de segurança que resguardem o dono da rede a respeito de possível utilização indevida e criminosa de usuários da rede?

Em resumo, é preciso vivenciar e montar o projeto com toda a atenção. Ele é 100% customizado, ou seja, cabe ao responsável por desenhar o projeto ter a percepção de fazer um diagnóstico correto.

Quais as vantagens de realizar um Site Survey na rede WiFi?

A técnica do site survey amplia a qualidade da cobertura, bem como garante segurança e melhora a velocidade da rede sem fio. Basicamente, é o documento que garantirá a performance otimizada da sua rede Wireless.

É com ele em mãos que sua empresa pode prevenir erros e diminuir o tempo de resposta a um incidente. Portanto, esse mapeamento também pode ser muito útil no momento de identificar a origem de pequenas falhas por interferência ou sobrecarga de uso da infraestrutura de rede.

Além de tudo, o site survey é capaz de reduzir custos, uma vez que visa alcançar a máxima eficiência dos seus equipamentos e link de internet. 

Quais são os diferentes tipos de Site Survey?

Ao contrário do que muitos pensam e praticam, o site survey não é uma etapa única, mas um processo que se desdobra em várias sub-etapas. Ele deve ser realizado antes, durante e também após a implantação da rede WiFi no ambiente. Isso porque a utilização do espectro é dinâmica ao longo do tempo, fazendo com que o site survey seja uma prática realizada continuamente.

SITE SURVEY PREDITIVO

É realizado por meio de uma simulação que busca estimar a cobertura WiFi no ambiente. Existem diversos softwares específicos para esse fim. Eles inclusive permitem que o administrador faça o upload da planta baixa do local e de dados de composição dos materiais no ambiente, como paredes e janelas.

SITE SURVEY PASSIVO

É realizado por meio de uma varredura (scan) completa do espectro eletromagnético nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz do local. Portanto, é fundamental para identificar sinais concorrentes e ajudar o administrador a escolher os melhores canais para configurar os APs no local.

Em outras palavras, é o trabalho de “escutar” o tráfego do WiFi no local com o intuito de encontrar os APs ativos, medir a intensidade do sinal existente e verificar eventuais ruídos.

SITE SURVEY ATIVO

Realiza-se somente quando a rede já está instalada e operando. Tem como objetivo validar o efeito de roaming entre os APs instalados no local, verificando também o tempo de resposta, possíveis perdas de informações e retransmissões.

ESPECIAL: Guia para uma rede WiFi de alta performance

Pensando nas principais dificuldades ao montar uma rede WiFi, juntei o meu conhecimento com o do Alex Pina,  que tem uma carreira de quase 20 anos como arquiteto de redes, e elaborei um Checklist WiFi: Um Guia Definitivo para uma Rede de Alta Performance.

Nele, você encontra:

  • Um passo a passo completo para fazer um diagnóstico preciso;
  • As dicas para montar um projeto 100% customizado;
  • Um checklist objetivo para você imprimir e ter sempre em mãos na hora de executar projetos.

Garanta, assim, a praticidade à sua rotina na hora do atendimento, gerando um projeto eficiente e sem surpresas para você ou seu cliente. Conheça, organize e execute as etapas essenciais para o menor custo e máximo desempenho dos seus projetos WiFi. Como resultado, cliente satisfeito e você bem preparado.

Espero que esse texto e o material sejam importantes para a construção de redes WiFi ainda mais efetivas e funcionais. Aliás, se tiver alguma dúvida sobre WiFi, é só entrar em contato com a gente aqui 🙂

Sobre o autor:
Sérgio Costa – CEO do WSpot
Pai de primeira viagem, Engenheiro de Software e Diretor executivo do WSpot, com 4 milhões de usuários.
• Linkedin